Quase todas as semanas, entre dezembro e março, Guilherme Almeida, que mora em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, percorre mais de 125 milhas na área montanhosa.
Uma vez renomada por ser rica em ouro, gemas e diamantes, a região do sudeste do Brasil é onde as abelhas produzem própolis verdes, o que está ganhando maior popularidade entre os chineses como um produto de saúde eficaz.
Guilherme supervisiona um grande apiário onde além de produzir mel, as abelhas são basicamente químicos, produzindo o melhor grau de própolis verde.
As abelhas são um híbrido de abelhas européias e africanas abelhas assassinas, e são produtores eficientes de própolis e imune a doenças. As abelhas usam a própolis como cimento ou selante na construção de suas colméias para mantê-las relativamente estéreis.
Embora existam outros tipos de própolis – marrom escuro, vermelho e preto e com tons brancos – as abelhas neste apiário produzem própolis verde porque têm acesso à resina da árvore de alecrim, que só pode ser encontrada em certas partes de Minhas Gerais .
A substância só pode ser colhida no período de dezembro a março, então Guilherme deve aproveitar a oportunidade para aumentar seus negócios com seus clientes chineses.
Os repórteres que o acompanham ao apiário têm de vestir trajes e chapéus protetores antes de entrarem na área das colméias de abelhas. O guia que conduz o caminho carrega um pulverizador de fumo para acalmar as abelhas quando suas colmeias são abertas.
De acordo com Nivia Macedo, que administra a Apis Familia Corporation, as abelhas no apiário estão livres de doenças e antibióticos e outros remédios nunca foram aplicados a eles. Isso faz com que a própolis produzam bastante puro.
Os trabalhadores deixam um espaço relativamente grande nas colméias para as abelhas para selá-lo com mais própolis. Quando o espaço foi preenchido, os trabalhadores cortaram a própolis cuidadosamente com uma faca. Dentro de uma semana, o procedimento é repetido como abelhas selar o espaço novamente.
“Toda a própolis será enviada para a fábrica assim que cortar as colmeias das abelhas”, disse Nivia.
Após a colheita da própolis, as abelhas produzem mel.
Para atender às necessidades dos clientes chineses, a própolis é colocada em pequenas garrafas com um líquido contendo um ingrediente ativo. “Esta forma de embalar nosso produto é mais apreciada por nossos amigos chineses, é delicada e fácil de transportar e usar, disse Nivia.
Seu negócio com clientes chineses começou há vários anos, muito antes de a própolis se tornar popular na China.
“A própolis foi usada pela primeira vez como produto de saúde em países asiáticos, incluindo Japão, Coréia do Sul e Malásia”, disse Nivia. “Decidimos imediatamente entrar no mercado chinês assim que o povo chinês descobrisse os efeitos da própolis”.
Guilherme disse que a própolis é vendida a clientes chineses, fornecendo a substância própolis verde diretamente ou nas garrafas, o que eles estão fazendo principalmente agora. “Embora tenhamos cerca de 5.000 colmeias, o ingrediente por ano pesa apenas cerca de 1,5 toneladas. Por isso, é mais inteligente para nós vender produtos finais para os mercados chineses”, disse ele.
“Somos capazes de projetar cinco tipos de produtos de própolis, com diferentes concentrações e sabores, um para os idosos, outro para as crianças e até um para pessoas alérgicas ao álcool”, disse.
A própolis verde é o tesouro nacional do Brasil”, disse Nivia. “É nossa sincera esperança que mais e mais amigos chineses possam saborear nossos produtos”.
Fonte: ChinaDaily